INTERNAUTAS ESTÃO FICANDO CEGOS


Você está desenvolvendo o site de um cliente e este lhe pede para colocar uma promoção de DVD bem destacada no site de sua loja. Ele quer um anúncio grande, com cores vibrantes e bem destacadas para chamar a atenção de todos os visitantes.
Você faz tudo que ele pediu e o resultado obtido com a promoção de DVD é praticamente nulo. Como pode? Se o DVD estava tão barato e o anúncio altamente destacado, porque ninguém clicou e comprou o DVD?
Isto ocorre porque os internautas estão ficando cegos. No exterior já existem empresas especializadas em serviços de mapeamento de olhos. Você desenvolve o site do cliente e depois contrata a empresa para criar um mapa de temperatura do site baseado no movimento dos olhos de diversas pessoas que realizaram os testes. Com este mapa você poderá perceber que as coisas não funcionam da forma que você imagina.
Quanto mais você destaca uma informação e a torna chamativa visualmente mais as pessoas se recusam a enxergar. É como se o cérebro delas estivessem programados para recusar qualquer tentativa de tirar a sua atenção do foco que é o conteúdo. É como se tudo que estivesse destacado só atendesse o interesse do dono do site e não do seus interesses como visitante do site.
Visite este endereço etre.com e veja o vídeo que mostra o caso de um banner chamativo que tenta vender DVD’s. Ou visite a versão traduzida para o português. Existe um site que oferece um serviço gratuito que simula um teste que mostra como as pessoas estão vendo seu site.
No mesmo site da empresa Etre você encontrará um estudo de movimento dos olhos que eles fizeram em 5 sites importantes como o Amazon utilizando 40 usuários e a tecnologia que eles possuem que monitora o movimento dos olhos de cada um. Veja os testes.